Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Institucional | Acesso a Informação
 

Institucional

Nesta seção, são divulgadas informações institucionais e organizacionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

A UFRPE possui sede no Campus Dois Irmãos, no Recife, e Unidades Acadêmicas em outros municípios, como pode ser verificado na estrutura organizacional abaixo relacionada.

Horário de atendimento na Reitoria e Unidades Acadêmicas: de segunda a sexta, das 08:00h às 18:00h

Há excepcionalidade no horário de funcionamento para os setores que realizam atendimento ao público devido à existência de aulas no horário noturno (até as 21:50h), em locais como bibliotecas, e coordenações de curso.

Plano de Funcionamento da UFRPE durante a Pandemia: ACESSE

Link com os endereços e e-mails de contato dos ocupantes de seus principais cargos até o 5º nível hierárquico (AQUI).

A Universidade Rural de Pernambuco foi criada Pelo Decreto Estadual nº 1.741, de 24 de julho de 1947, incorporando as Escolas Superiores de Agricultura, Veterinária, e a Escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata e o Curso de Magistério de Economia Doméstica Rural, sendo federalizada pela Lei Federal nº 2.524, de 4 de julho de 1955, passando a denominar-se Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em maio de 1974.

A célula embrionária da Universidade Federal Rural de Pernambuco é o lançamento da pedra fundamental do edifício que viria a abrigar as Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária, em 3 de novembro de 1912, que seriam inauguradas no dia 1 de fevereiro de 1914, na cidade de Olinda, pelo Reverendo Abade do Mosteiro de São Bento, Dom Pedro Roeser.

Confira os telefones dos setores institucionais AQUI.

História

A UFRPE possui 107 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado e no país. Sua história secular é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências agrárias, humanas, sociais e exatas.

Inaugurada com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o novo perfil da Instituição abrange 54 cursos de graduação, incluindo Administração, Economia, Educação Física, Gastronomia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e diversas Engenharias, no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Serra Talhada (UAST) , do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e de Belo Jardim (UABJ), além de Educação a Distância. Na pós-graduação, destaca-se na produção de pesquisa com 48 cursos de mestrado e doutorado.

Desde a fundação da Escola Superior de Agricultura, em 1912, até hoje, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem alcançado bons resultados devido aos investimentos em ações de ensino, pesquisa e extensão. Composta por mais de 1200 professores, mais de mil técnicos e cerca de 17 mil estudantes, a UFRPE possui ainda estações avançadas de pesquisa, ou seja, extensões situadas no Litoral, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco. São elas: Estação Ecológica do Tapacurá, em São Lourenço da Mata; Estação Experimental de Cana-de-Açúcar (EECAC) e Estação Experimental de Pequenos Animais (EEPAC), em Carpina; Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG); Estação de Agricultura Irrigada (EAII), em Ibimirim; e a Estação de Agricultura Irrigada (EAIP), em Parnamirim.

São mais de 4 mil vagas disponibilizadas anualmente. A seleção é feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas o estudante também pode ingressar como portador de diploma e outros procedimentos. A integração entre o corpo discente e o docente - quase todo constituído por mestres e doutores com formação em universidades renomadas - e a intensa atividade de pesquisa fazem da Universidade um centro de excelência nacional nas áreas em que atua.

No quesito infraestrutura, a UFRPE oferece à comunidade acadêmica a Biblioteca Central (BC), com acervo de mais de 70 mil volumes, entre livros e folhetos, títulos de periódicos, filmes e documentários. A BC também está equipada com totens digitais de consulta a publicações e a outras informações institucionais, bem como computadores que possibilitam a operação dos equipamentos através de sons, além de impressora em braile e outros aparatos para alunos com limitações visuais.

A estrutura do campus de Dois Irmãos também possui: Centro Esportivo com piscina semi-olímpica, quadra coberta, campo de futebol e pista de atletismo; residência estudantil; núcleo de serviços de saúde para consultas médicas, odontológicas, psicológicas, análises laboratoriais e clínicas, assistência social e enfermagem a servidores, estudantes e comunidade circunvizinha; Hospital Veterinário, que realiza 1200 atendimentos mensais, entre consultas, exames e cirurgias em animais de pequeno e médio porte.

A UFRPE ainda estabelece relações e convênios de cooperação interinstitucional com universidades e centros de ensino e produção científica de diversos países. Por meio de projetos voltados à troca de experiência de estudantes e professores de diferentes nacionalidades, a UFRPE firma acordos, promove intercâmbio e orienta a comunidade universitária acerca de oportunidades de bolsas, cursos e eventos internacionais. Também facilita e incentiva a vinda de pesquisadores de outros países para enriquecimento mútuo.

Estrutura Organizacional (organograma)

REITORIA

Órgão maior da administração da UFRPE, a Reitoria coordena todas as atividades da instituição. Instalada na sede de Dois irmãos, a Reitoria e os órgãos que a compõem são responsáveis pelo planejamento, pela execução e pela fiscalização de tudo o que acontece na Universidade.
São diretamente ligados à Reitoria o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias, os órgãos de apoio, de assessoria, de administração geral e específica.

REITOR: Marcelo Brito Carneiro Leão Telefone: 3320.6001 CURRICULO
E-mail gabinete.reitoria@ufrpe.br
Agenda da Reitoria

VICE-REITORIA

O vice-reitor, além da função de substituir o/a reitor/a em suas faltas e impedimentos, tem atribuições que permitem a participação em atividades acadêmicas e administrativas, nas várias atividades desenvolvidas pela Universidade. De forma particular, administrativamente a Biblioteca Central, o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e a Editora Universitária estão ligadas à Vice-Reitoria.

VICE-REITOR: Gabriel Rivas de Melo Fone: 3320.6009 CURRÍCULO
E-mail: vicereitoria@ufrpe.br
Agenda da Vice-Reitoria

PRÓ-REITORIAS

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO (PROAD)

Responsável pela gestão orçamentária, patrimonial, documental, de aquisições e contratações, fazendo interface com todos os ambientes organizacionais da UFRPE, viabilizando as ações de suporte à gestão, para que as missões finalísticas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão sejam realizadas com qualidade.

Pró-reitor: Mozart Alexandre Melo de Oliveira Fone(81) 3320-6025 CURRÍCULO
E-mail: proreitor.proad@ufrpe.br 

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEXC)

Responsável por fomentar, acompanhar, avaliar, articular, registrar e divulgar as ações de extensão nos âmbitos interno e externo da UFRPE, bem como propor aos Conselhos Superiores da Instituição normas e políticas sobre as ações de extensão universitária.

Pró-reitor: Professor Moisés de Melo Santana Fone: (81) 3320-6060 CURRÍCULO
E-mail: proreitor.prae@ufrpe.br 

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (PREG)

Responsável pela coordenação, supervisão, controle das atividades de ensino de graduação. Além disso, acompanha o processo de avaliação do desempenho das atividades docentes da Instituição.

Pró-reitora: Professora Maria do Socorro de Lima Oliveira  Fone: (81) 3320-6040  CURRÍCULO
E-mail: proreitor.preg@ufrpe.br 

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL E INCLUSÃO (PROGESTI)

Responsável por incentivar, apoiar, orientar e acompanhar o estudante em suas múltiplas demandas, no decorrer de sua trajetória estudantil, através de ações afirmativas de permanência nas áreas: social, técnico-científica, cultural, política e esportiva.

Pró-reitor: Professor Severino Mendes de Azevedo Júnior  Fone: (81) 3320-6090  CURRÍCULO
E-mail: proreitor.progest@ufrpe.br 

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PRPG)

Responsável por apoiar as atividades de ensino e pesquisa, bem como supervisionar os programas de pós-graduação da Universidade.

Pró-reitora: Professora Maria Madalena Pessoa Guerra   Fone: (81) 3320-6050  CURRÍCULO
E-mail: proreitor.prppg@ufrpe.br 

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PROPLAN)

Responsável pela supervisão, coordenação e avaliação do planejamento, informações gerenciais, processos e estruturas organizacionais dos diversos níveis de divisão da Universidade.

Pró-reitora: Carolina Guimarães Raposo  Fone: (81) 3320-6030  CURRÍCULO
E-mail: proreitor.proplan@ufrpe.br 

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEPE)
Criada em substituição ao antigo Departamento Pessoal, desenvolve ações de recursos humanos, além de atividades que primam pelo crescimento profissional e pela melhoria da qualidade de vida da comunidade Universitária. 

Pró-Reitora: Patricia Gadelha Xavier Monteiro  Fone: 3360-4501/4525  CURRÍCULO
E-mail: gabinete.sugep@ufrpe.br

INSTITUTOS

Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalizações e Relações Insitucionais (Instituto IPÊ)

O Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ da UFRPE tem como finalidade estimular, facilitar e viabilizar as parcerias nacionais e internacionais, a transferência do conhecimento científico e tecnológico, a cultura de inovação e empreendedorismo, e a captação de recursos para financiamento de projetos acadêmicos.

Diretor: Ricardo Andre Cavalcante de Souza  Fone: 3320.6074   CURRÍCULO

E-mail: chamado.ipe@ufrpe.br 

Instituto Menino Miguel 

A fim de unir iniciativas relacionadas ao cuidado com a vida, da infância ao envelhecimento, além de se aproximar da promoção da justiça social e dos direitos humanos, a UFRPE criou o Instituto Menino Miguel. O órgão abriga a Escola de Conselhos de Pernambuco, o Núcleo do Cuidado Humano, o Núcleo do Envelhecimento e o Observatório da Família, estruturas já existentes na UFRPE que se unem para o desenvolvimento de pesquisas, projetos e políticas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida de crianças, jovens, famílias e pessoas idosas.

Coordenador: Humberto da Silva Miranda  CURRÍCULO

E-mail:  instituto.meninomiguel@ufrpe.br

UNIDADES ACADÊMICAS

UNIDADE ACADÊMICA DE BELO JARDIM (UABJ)

A Unidade Acadêmica de Belo Jardim objetiva oportunizar o acesso à educação superior, formar profissionais críticos e fortalecer o desenvolvimento da região e da economia local. Inicialmente serão ofertados os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Engenharia de Computação e Engenharia Hídrica.  O prédio definitivo será construído em área cedida pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A UABJ iniciou suas atividades acadêmicas por meio do Período Letivo Excepcional (PLE) 2020.3, em virtude da pandemia vivida em 2020. As atividades presenciais da Unidade atividades começarão em instalações provisórias. 

Diretor geral e Acadêmico: Professor Luciano Galvão Freire Júnior  Fone: (87)    CURRÍCULO
E-mail: diger.uabj@ufrpe.br 

UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA (UAST)

A Unidade Acadêmica de Serra Talhada tem como missão exercer uma ação integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando alcançar a qualidade acadêmica, a promoção do desenvolvimento científico e a formação de profissionais/cidadãos com visão técnica, científica, humanística e empreendedora, capaz de enfrentar desafios e atender às demandas da sociedade. Portanto, acreditando que o desenvolvimento humano é proveniente do conhecimento e da educação da sociedade, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento da região, a UAST visa atender a demanda de conhecimento e trabalho dos municípios do Sertão do Pajeú, no que diz respeito, principalmente, à carência de profissionais qualificados na região.

Diretor(a) Geral e Acadêmico(a): Katya Maria Oliveira de Sousa  Fone: (87) 3929-3001  CURRÍCULO

E-mail: diger.uast@ufrpe.br

UNIDADE ACADÊMICA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO (UACSA)

O Campus das Engenharias é a unidade da UFRPE que implementou o ensino superior de graduação e de pós-graduação em Engenharias. Iniciado no segundo semestre de 2014, no município do Cabo de Santo Agostinho, a Unidade Acadêmica tem por objetivo uma formação que se associa aprendizagem a uma prática profissional. Essa particularidade de nossos cursos é garantida pela forte interação da Unidade com empresas e indústrias da região e do país, e se concretiza no processo de estágios de formação, ou em parcerias, através de projetos de inovação, para a realização de pesquisas e para desenvolvimento tecnológico. A interação já é bastante efetiva com um grande número de empresas, particularmente do Pólo Industrial de Suape e tem permitido aos nossos estudantes realizarem estágios curriculares e participarem de projetos que tratam de resolução de  problemas tecnológicos atuais das empresas.

Diretor Geral e Acadêmico: Professor Marcos César Santos Oriá  Fone: (81) 3512-5800  CURRÍCULO

E-maildiretor.geral.uacsa@ufrpe.br

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA (UEADTec)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco iniciou a oferta de cursos na modalidade a distância em 2005, através do Programa Pró-Licenciatura do Ministério da Educação. Em 2006, o MEC implantou, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) tendo como prioridade a formação de profissionais para a Educação Básica. Para atingir este objetivo central a UAB realizou ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros. Todos os cursos a distância da UFRPE estão distribuídos em diversos municípios, através dos polos de apoio presencial. A abrangência territorial das ações em educação a distância da UFRPE é tão expressiva, que se expande nos estados de Pernambuco e Bahia, já tendo atendido, inclusive, à demanda por cursos na área de tecnologia no Estado do Tocantins, Ceará e Paraíba. Dando início ao processo de reconhecimento, nos anos de 2013 e 2014, a UFRPE recebeu a visita de avaliação inloco realizada pelo MEC, em alguns dos seus cursos de graduação. Além disso, o curso de Licenciatura em Computação contou com a avaliação inloco de dois dos seus polos, sendo um na capital (Recife) e outro no interior (Afrânio). Todos os cursos avaliados obtiveram conceitos 3 e 4. A UFRPE está direcionando, a partir da demanda da sociedade, ações para suprir a necessidade de democratização do ensino e possibilitar o ingresso de um maior número de pessoas ao ensino superior. Para isto, tem investido no processo avaliativo de suas ações, visando buscar e manter a qualidade dos cursos oferecidos.

Diretor Geral e Acadêmico: Professor Jorge da Silva Correia Neto  Fone: 3320-5463  CURRÍCULO

E-maildiretor.geral.ead@ufrpe.br

COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS (CODAI)

Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) é uma unidade de ensino da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), voltado para educação profissional, científica e tecnológica e de nível médio. Localizado no município de São Lourenço da Mata (PE). O CODAI oferece cursos regulares de Ensino Médio e de Ensino Técnico, tanto presenciais quanto na modalidade Ensino a Distância (EAD). O CODAI faz parte do sistema federal de ensino, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação como Escola Técnica Vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Diretor Geral: Michel Saturnino Barboza  Fone: (81) 3320-6884   CURRÍCULO

E-mail: diretoria.codai@ufrpe.br

DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS

 

Administração 
Diretor: Prof. Rodolfo Araújo de Moraes Filho   CURRÍCULO 
Substituto(a) Eventual: Prof. José de Lima Albuquerque
Telefone: 3320.5403
E-mail: diretoria.dadm@ufrpe.br

Agronomia
Diretor: Prof. José Luiz Sandes de Carvalho Filho   CURRÍCULO
Substituto(a) eventual: Prof. Delson Laranjeira
Telefones: 3320.6201/6202
E-Mail:diretoria.depa@ufrpe.br

Biologia
Diretor: Profª Elisangela Lucia de Santana Bezerra   CURRÍCULO
Substituto(a) eventual: Prof. Marcos Antônio Barbosa de Lima
Telefone: 3320.6300
E-Mail:diretoria.db@ufrpe.br

Ciência Florestal
Diretor: Profª. Rute Berger   CURRÍCULO
Substituto(a) eventual: Prof. Emanuel Araújo Silva
Telefones: 3320.6290/6292
E-mail:diretoria.dcfl@ufrpe.br

Ciências do Consumo
Diretora: Profª. Vera Lúcia Arroxelas G. de Lima    CURRÍCULO
Substituta-eventual: Profª. Etienne Amorim Albino da Silva Martins
Telefones:3320.6541/6542
E-Mail:diretoria.dcd@ufrpe.br

Ciências Sociais
Diretora: Prof. Tarcísio Augusto Alves da Silva    CURRÍCULO
Substituto eventual: Prof. Cláudio Morais de Souza
Telefone: 3320.6456
E-mail: diretoria.deciso@ufrpe.br

Computação
Diretor: Prof. Robson Wagner Albuquerque de Medeiros    CURRÍCULO
Substituto eventual: Marcos José de Menezes Cardoso Júnior
Telefones:3320.5440
E-mail: secretaria.dc@ufrpe.br
Web-site: http://www.dc.ufrpe.br/

Economia 
Diretora: Profª. Poema Isis Andrade de Souza    CURRÍCULO
Substituta eventual: Profª. Gisléia Benini Duarte
Telefones: 3320.6450 
E-mail: diretoria.decon@ufrpe.br 
Web-site: http://www.decon.ufrpe.br

Educação
Diretora: Profª. Maria do Rosário de Fátima Brandão Amorim    CURRÍCULO
Substituto eventual: Profª Maria Helena Câmara Lira
Telefones:3320.6581/6582
E-mail:diretoria.ded@ufrpe.br
Web-site: http://www.ded.ufrpe.br/

Educação Física
Diretor: Maria Cecília Tenório    CURRÍCULO
Substituta eventual: 
Telefone: 3320.5445
E-mail:diretoria.defis@ufrpe.br

Engenharia Agrícola
Diretora: Profª. Marianne de Lima Barboza    CURRÍCULO
Substituta eventual: Profª. Elvira Maria Regis Pedrosa
Telefone: 3320.6279
E-mail: diretoria.deagri@ufrpe.br
Web-site: http://deagri.ufrpe.br

Estatística e Informática
Diretor: Prof. Claudio Tadeu Cristino   CURRÍCULO
Susbtituto eventual: Prof. Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho
Telefones:3320.6485/6491
E-mail: diretoria.deinfo@ufrpe.br
Web-site: http://www.deinfo.ufrpe.br/

Física
Diretor: Prof. Antônio Rodrigues de Castro Romaguera    CURRÍCULO
Substituto eventual: Profª. Sara Cristina Pinto Rodrigues
Telefones: 3320.6481
E-mail:diretoria.df@ufrpe.br

História
Diretor: Profª. Suely Cristina Albuquerque de Luna    CURRÍCULO
Susbstituo(a) Eventual: Profª. Maria Rita Ivo de Melo Machado
Telefone: 3320.5407/5427
E-mail: diretoria.dehist@ufrpe.br
Web-site: http://www.lh.ufrpe.br

Letras
Diretor: Prof. Inaldo Firmino Soares    CURRÍCULO
Substituto Eventual: Prof. André Pedro da Silva 
Telefone: 3320.5449
E-mail: diretoria.dl@ufrpe.br

Matemática
Diretor: Prof.Paulo Roberto Santiago    CURRÍCULO
Substituto eventual: Prof. José Deibsom da Silva
Telefones: 3320.6482/ 5432
E-mail: diretoria.dm@ufrpe.br 
Web-site: http://www.dm.ufrpe.br

Medicina Veterinária
Diretora: Profª. Ana Paula Monteiro Tenorio,    CURRÍCULO
Substituto Eventual: Prof. Fabiano Sellos Costa
Telefones: 3320.6400/6401
E-Mail:diretoria.dmv@ufrpe.br
Web-site: http://www.dmv.ufrpe.br/

Morfologia e Fisiologia Animal
Diretor: Prof. Cristiane Maria Varela de Araújo de Castro    CURRÍCULO
Substituto eventual: Prof. Emmanuel Viana Pontual
Telefones: 3320.6390/6392
E-mail: diretoria.dmfa@ufrpe.br

Pesca e Aquicultura

Diretor: Alfredo Olivera Gàlvez    CURRÍCULO
Substituto Eventual: Humber Agrelli de Andrade
Telefone: 3320.6501/6500; Apoio Didático: 3320.6502
E-mail: diretoria.depaq@ufrpe.br 

Química
Diretor: Prof. Severino Carlos Bezerra de Oliveira    CURRÍCULO
Substituto eventual: João Rufino de Freitas Filho
Telefones:3320.6370/6371
E-mail:diretoria.dq@ufrpe.br 
ww2.dq.ufrpe.br

Tecnologia Rural
Diretor: Prof. Pedro Marinho de Carvalho Neto.    CURRÍCULO
Substituto(a) eventual: Profª. Rosângela Gomes Tavares
Telefones: 3320.6261/6263.
E-mail: diretoria.dtr@ufrpe.br

Zootecnia
Diretor: Prof. Wilson Moreira Dutra Júnior.    CURRÍCULO
Substituto(a) eventual: Profª. Renata Valéria Régis de Sousa Gomes
Fone: 3320.6550.
E-mail: diretoria.dz@ufrpe.br

SETORES ADMINISTRATIVOS

Gerência de Contabilidade e Finanças - GCF 
Ligada à Pró-Reitoria de Administração, é responsável pelos registros de execução orçamentária, financeira, extra-orçamentária e mutações patrimoniais decorrentes do orçamento da UFRPE e dos valores recebidos de outros órgãos públicos, por descentralizações orçamentárias e convênios. Cabe ao DCF a composição dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, além da organização do processo de prestação de contas da Administração Superior.

Diretor: Cícero Pereira de Lima.    CURRÍCULO
Telefones: 3320.6161/6160. 
E-mail: diretoria.gcf@ufrpe.br

Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA 
Localizado no Prédio Central, é o setor responsável por informações e execuções de atividades relacionadas ao registro e controle da vida acadêmica dos discentes. Sua estrutura organizacional é composta de uma diretoria, uma secretaria administrativa e duas divisões ­ de Admissão e Programação (DAP) de Registro Acadêmico (DRA), ­ e funciona de manhã, das 8h às 12h, e nos turnos da tarde e da noite, das 14h às 21h. 

Diretora: Ana Cristina Martins Lemos    CURRÍCULO
Telefones: 3320.6081/6080. 
E-mail: diretoria.drca@ufrpe.br

Departamento de Logística e Serviços - Delogs 
Conhecido, no passado, como Prefeitura do Campus, o Departamento tem competências como o planejamento, a execução e o acompanhamento dos serviços de transporte, manutenção, segurança universitária e áreas verdes e vias.

Diretora: Reginaldo de Carvalho    CURRÍCULO
Telefones: 3320.6101/6100. 
E-mail: diretoria.delogs@ufrpe.br

ASSESSORIAS

Assessoria de Cerimonial e Projetos Sociais - Acep
Criada em 2012, é responsável por planejar, coordenar e executar as solenidades oficiais da UFRPE, apoiar os eventos institucionais, consolidando o bom relacionamento da Administração Superior com o seu público interno e externo. Também assessora o Gabinete da Reitoria na recepção das autoridades em visitas oficiais à instituição e nas visitas externas oficiais. A equipe ainda planeja, coordena e executa projetos de caráter social desenvolvidos pela UFRPE.

Assessora: Simone Gomes.    CURRÍCULO
Telefones: 3320.6005/6011/6598.
E-mail: assessoria.cerimonial@ufrpe.br

Assessoria de Comunicação 
Tem como missão gerenciar a política de comunicação social da UFRPE, por meio de ações estratégicas de divulgação de conteúdos, relacionamento entre público interno e com a sociedade a partir da gestão da imagem institucional e da gestão de canais de diálogo e informação. Busca contribuir com a divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica, a partir de ferramentas como a home page institucional (www.ufrpe.br), do jornal bimestral UFRPE em Pauta e do mailing institucional. A Ascom é também elo entre a Instituição e o público externo, por intermédio da grande mídia – rádio, televisão, jornais e internet.

Coordenadora: Renata Sá Carneiro Leão    CURRÍCULO
Telefone: 3320.6012/6013/6014 
E-mails:ascom.ccs@ufrpe.br 

Assessoria de Integração Comunitária - Assic
Criada em 2012, tem a finalidade de aproximar a UFRPE da comunidade universitária e das comunidades vizinhas aos campi, por meio de ações de integração e colaboração em projetos institucionais e setoriais.

Chefia de Gabinete
Tem como principal função prover a administração superior da Universidade, com  competências necessárias para o desenvolvimento das atividades gerenciais. Cabe ao setor avaliar as solicitações e demandas do contexto universitário, assessorando a Reitoria na tomada de decisões técnicas.]

Chefe de Gabinete Renata Valéria Regis de Souza Gomes    CURRÍCULO

Telefone : 3320.6001

E-mail gabinete.reitoria@ufrpe.br

Coordenação de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos - Came
Tem como objetivo desenvolver política de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos, levando em consideração as oportunidades de formação profissional e educação continuada, de inserção no mundo do trabalho e de implementação de ações institucionais para atender às exigências cientificas,mercadológicas, econômicas e soiais.

Coordenadora: Vera Lúcia Pereira de Souza    CURRÍCULO
Telefones: 3320.6219
E-mail: egressos.reitoria@ufrpe.br

Núcleo de Acessibilidade - Naces

Com a finalidade de atender a discentes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados com deficiência ou mobilidade reduzida quanto ao seu acesso e permanência na Universidade, a UFRPE instituiu o Núcleo em 2013, iniciando os projetos e procedimentos estratégicos e operacionais, a partir da identificação do público-alvo das ações de acessibilidade a serem desenvolvidas nesta IFES.

Coordenadora: Waydja Cybelli Cavalcanti    CURRÍCULO

Telefone: 3320.6087

Ouvidoria Geral da UFRPE
É um canal de comunicação aberto entre a sociedade, a comunidade universitária e sua administração, em defesa de princípios fundamentais que devem prevalecer na administração pública, ou seja, uma garantia democrática do direito à informação, à transparência e à participação cidadã. Com essa proposta, a Ouvidoria se disponibiliza a receber e encaminhar sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios. 

Ouvidora: Emerson  Pedrosa    CURRÍCULO
Telefone: 3320.6015
E-mail: ouvidoria.reitoria@ufrpe.br

Procuradoria Jurídica 
Realiza atividades de consultoria e de assessoramento jurídico voltadas para controle da legalidade dos atos a serem praticados pela Reitoria e pelos órgãos gestores.

Procurador: Gustavo Carneiro Leão    CURRÍCULO
Telefone:3320 6017/6016/6019

Secretaria Geral dos Conselhos da Administração Superior
É responsável por conduzir todas as atividades relacionadas aos Colegiados Superiores da UFRPE e suas resoluções.

Coordenadora: Maria da Penha Viana.    CURRÍCULO
Telefones: 3320.6004/ 6007/6008/6042

Serviço de Informação ao Cidadão – SIC 
Foi criado através da Resolução Nº 112/2013 do Conselho Universitário e tem como finalidades: atender e orientar o público quanto ao acesso à informação; informar sobre a tramitação de documentos nas unidades; receber e registrar pedidos de acesso à informação.

Diretor: Emerson Pedrosa    CURRÍCULO
Telefone: 3320.6024 
Email: sic.reitoria@ufrpe.br 
Web-site: www.ufrpe.br/acessoainformacao

Unidade de Auditoria Interna - Audin
Assessora a Administração Superior por meio dos mecanismos de controle interno que favorecem a eficácia dos procedimentos, por meio da relação com órgãos de controle e setores internos, e a eficiência da gestão administrativa.

Diretor: Clayton de Mendonça Julião   CURRÍCULO
Telefone: 3320.6022.
E-mail: audin.reitoria@ufrpe.br.Web-site: www.audin.ufrpe.br

ÓRGÃOS SUPLEMENTARES

Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB 
Com o objetivo de gerar conhecimento a partir do acesso à informação, o SIB disponibiliza, nas bibliotecas central e dos demais campi da UFRPE, grande acervo de livros, periódicos e meios audiovisuais, inclusive para a utilização de pessoas com limitações visuais. Podem usufruir dos serviços, que incluem salas de estudo e auditório, toda a comunidade acadêmica, além do público externo. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 21h, e, aos sábados, das 8h às 12h. 

Diretora: Maria Wellita Bezerra dos Santos Bastos    CURRÍCULO
Telefones: 3320.6181/6180. 
E-mail: diretoria.bc@ufrpe.br 
Web-site: http://www.bc.ufrpe.br

Editora Universitária -EDU
Oferece apoio e suporte gráfico nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas desenvolvidas pela comunidade universitária. Entre as atividades desenvolvidas, estão a publicação dos conhecimentos científico, tecnológico, literário e artístico; edição, coedição e divulgação de livros, periódicos e outros textos; distribuição e comercialização de impressos. 

Diretor: Bruno de Souza Leão    CURRÍCULO
Fones: 3320.6170/6171. 
E-mail: diretoria.editora@ufrpe.br 
Site: www.editora.ufrpe.br

Secretaria de Tecnologias Digitais - STD
A Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) tem o propósito de planejar, dirigir e conduzir políticas, estratégias, serviços e soluções digitais ágeis, eficazes e eficientes que promovam a melhoria dos serviços e o alcance dos objetivos da UFRPE.

Diretora: Teresa Maria de Medeiros Maciel    CURRÍCULO

E-mail: diretoria.std@ufrpe.br
Web-site: http://www.std.ufrpe.br 

Núcleo de Engenharia e Meio Ambiente - Neman 
As atividades do Nemam têm o objetivo de dar celeridade aos processos que envolvam edificações, planejamento e gerenciamento de resíduos da construção da UFRPE. 

Diretor: Moacy Silva Torres     CURRÍCULO
E-mail:diretoria.nemam@ufrpe.br 
Telefone: 3320.6032.

COMISSÕES

Comissão de Ética
É um órgão consultivo e tem como objetivo promover a gestão da ética no âmbito da Instituição, por meio de orientações, esclarecimentos e recomendações, sobre questões ligadas à conduta profissional dos servidores. Tem missão e atuação educativa e preventiva, todavia, na ocorrência de desvios ou transgressões das normas de conduta, poderá propor a adoção de procedimentos que se façam necessários.

Contato: 3320 5409
E-mail: comissao.etica@ufrpe.br
Facebookhttps://www.facebook.com/eticaufrpe123

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UFRPE

O CEP, é um colegiado subordinado às diretrizes do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), de natureza consultiva, deliberativa, educativa, autônoma cuja finalidade é analisar, emitir parecer e acompanhar as pesquisas científicas que envolvam seres humanos, bem como prestar orientações que se fizerem necessárias, garantindo a preservação dos aspectos éticos, e direitos fundamentais de indivíduos envolvidos na pesquisa.

Maria do Rosário de Fátima Brandão de Amorim - Coordenadora  Fone: (81) 3320.6638  E-mail: cep@ufrpe.br   CURRÍCULO

E-mail: cep@ufrpe.br Telefone: (81) 3320.6638 / e-mail: cep@ufrpe.br / Site: www.cep.ufrpe.br 

Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua)
É um colegiado interdisciplinar e independente, criada pela Resolução 269/2007 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE. Attende requisitos da Resolução 436/2005 do CEPE sobre a necessidade de avaliação dos aspectos éticos dos procedimentos técnico-científicos. Tem por finalidade assessorar, fornecer consultoria, analisar e emitir pareceres e certificados quanto aos aspectos éticos de todos os procedimentos científicos e didáticos envolvendo animais.

Contato: 3320 6327 ou ceua@ufrpe.br / Website: http://www.ceua.ufrpe.br/

Comissão Permanente de Licitação - CPL  
A Comissão Permanente de Licitação é um órgão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) responsável pela observância do princípio constitucional da isonomia nos processos licitatórios, zelando pelo exato cumprimento das disposições da Lei nº 8.666/93 e demais normas legais aplicáveis. 

Comissão Permanente de Pessoal Docente
Compete à Comissão, entre outras atribuições, apreciar e encaminhar para decisão final do reitor(a) os assuntos concernentes a regime de trabalho, progressão funcional, afastamento para participação em programa de capacitação, gratificações e progressões, entre outras atribuições.

Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar 
Vinculada à Reitoria, trata de apuração e responsabilidade de servidor pela prática de infração que exceda a finalidade de advertência e suspensão, acima de 30 dias.

Comissão Permanente de Sindicância
Tem o objetivo de apurar ilícitos puníveis com a pena de advertência ou suspensão de até 30 dias.

Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) realiza, conjuntamente à comunidade acadêmica e Administração Superior, uma proposta de Autoavaliação Institucional, coordenando os processos internos da avaliação da UFRPE, de acordo com diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC).

E-mail: cpa.proplan@ufrpe.br
Website: www.cpa.ufrpe.br

CONSELHOS SUPERIORES

Conselho Universitário - CONSU

 Órgão deliberativo, normativo e consultivo em assuntos de política e de planejamento universitário, funcionando também como última instância de recurso, no âmbito da UFRPE.

Membros:

a) Reitor, como presidente.

b) Vice-Reitor, como vice-presidente.

c) Pró-Reitores.

d) Diretores/as de Departamentos Acadêmicos.

e) 01 representante de cada categoria de Professor do Magistério Superior: Titular,    Associado, Adjunto, Assistente e Auxiliar.

f) Diretor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE.

g) 04 Representantes Técnicos Administrativos.

h) 04 Representantes do Corpo Discente de Graduação.

i) Diretor Geral da Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

j) Diretor Geral da Unidade Acadêmica de Garanhuns.

k) Diretor Geral da Unidade Acadêmica de Cabo de Santo Agostinho.

l) Diretor Geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia.

O Conselho Universitário delibera em reuniões plenas, após pronunciamento de uma ou mais de suas Câmaras, que são as seguintes:

a) Câmara de Política e Legislação.

b) Câmara de Pessoal.

c) Câmara de Planejamento e Orçamento.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE

 Órgão deliberativo, normativo e consultivo da Universidade, para assuntos ligados às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 Membros:

 a) Reitor, como presidente.

b) Vice-Reitor, como vice-presidente.

c) Pró-Reitor de Ensino de Graduação.

d)Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

e)Pró-Reitor de Atividades de Extensão.

f)Pró-Reitor de Gestão Estudantil.

g) 02 (dois) representantes dos Departamentos Básicos.

h) 02 (dois) representantes dos Departamentos Profissionais.

i) Todos os coordenadores dos cursos de graduação da Sede.

j) Todos os coordenadores dos cursos de pós-graduação da Sede.

k) 01 representante de cada categoria de Professor do Magistério Superior: Titular, Associado, Adjunto, Assistente e Auxiliar.

l) 01 representante do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE.

m) 04 Representantes Técnicos Administrativos;

n) 04 Representantes do Corpo Discente de Graduação;

o) Coordenador Geral Unidade Acadêmica de Serra Talhada;

p) Coordenador Geral Unidade Acadêmica de Garanhuns.

q) Coordenador Geral da Unidade Acadêmica de Cabo de Santo Agostinho.

r) Coordenador Geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia.

Conselho de Curadores - CURA

Órgão consultivo, normativo e deliberativo para assuntos pertinentes à discriminação, disciplinação e fiscalização econômico-financeira da Universidade.

Membros:

a) Reitor, ou seu substituto legal, com direito s voz, mas sem direito a voto.

b) 02 Professores Representantes de Departamento Profissional.

c) 02 Professores Representantes  de Departamento Básico.

d) 01 Representante do Ministério da Educação.

e) 01 Representante do Governo do Estado de Pernambuco.

f) 01 Representante do Banco do Nordeste do Brasil.

a) 02 Representantes do Corpo Discente, sendo 01 de graduação  e 01 de pós-graduação.

g) 02 Representantes Técnicos Administrativos.

ESTAÇÕES EXPERIMENTAIS

Estação de Agricultura Irrigada de Ibimirim (EAII)

Estação de Agricultura Irrigada de Parnamirim (EAIP)

Estação Ecológica do Tapacurá (EET)

Estação Experimental de Pequenos Animais do Carpina (EEPAC)

Estação Experimental de Cana de Açúcar do Carpina (EECAC)

Clinica de Bovinos de Garanhuns (CBG)

Fazenda Didática de Garanhuns (FDG)

Base de Piscicultura Ornamental e Pesquisa Marinha (POPMAR)

 

BASE JURÍDICA

A UFRPE possui um Estatuto em vigor desde 1975, com diversas Resoluções ao longo dos anos, que autorizam as modificações de sua carta magna. Portanto, para sua reformulação, iniciou, em 2018, um processo de Estatuinte, com a participação de docentes, discentes e técnicos-administrativos, que permanece avançando, mas ainda não produziu um novo Estatuto. Confira a Resolução da Proposta de Minuta da Estatuinte UFRPE.

Estatuto e Regimento Geral da UFRPE

Resoluções

 

AGENDA DO REITOR

bursa escort bayan gorukle bayan escort
bursa escort gorukle escort